Projeto Drawdown, por um Mundo Sustentável

A Sua Conta de Energia Elétrica Aumentou
novembro 29, 2020
Saiba Como Funciona o Sistema Fotovoltaico
novembro 29, 2020

Drawdown é um movimento liderado por Paul Hawken, que transformou o seu livro de mesmo nome, em um projeto que envolve diversas entidades e apresenta soluções para a redução de emissões de carbono em várias frentes, como energia e agricultura com o objetivo de conter as mudanças climáticas.

Drawdown, significa o ponto no futuro em que os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera vão parar de subir e começar a diminuir constantemente, o mais rápido, seguro e equitativamente possível.
 
Dentre as soluções propostas está a de Energia Solar Fotovoltaica de Geração Distribuída que, na análise do autor, pode crescer de 180 TWh de geração de eletricidade global para uma ampla faixa entre 6.235-10.100 TWh até 2050. Essa incerteza do potencial de geração está ligada às diferentes expectativas das tecnologias energéticas em diferentes caminhos futuros de mitigação dos efeitos do clima, entrelaçados com o papel da eletricidade nos sistemas de energia. Esse crescimento pode evitar de 27-69 gigatoneladas de emissões de gases de efeito estufa. Com a redução diária dos custos de implementação, ao longo da vida útil das tecnologias fotovoltaicas distribuídas, poderia se economizar entre 7,9-13,5 trilhões de dólares em custos associados de operação e manutenção, além de custo com combustível.
 

Confira a tradução livre de um trecho do livro relacionado ao tema*:

 Os painéis solares do século XIX eram feitos de selênio. Hoje, os painéis fotovoltaicos utilizam finos “wafers” de cristal de silício. Quando os fótons os atingem, eles soltam os elétrons e produzem um circuito elétrico. Essas partículas subatômicas são as únicas partes móveis de um painel solar, que não requer combustível e produz energia limpa.
 

Os sistemas solares de pequena escala, tipicamente localizados em telhados, foram responsáveis por cerca de 30% da capacidade fotovoltaica instalada em todo o mundo em 2015. Na Alemanha, um líder em painéis solares, os telhados ostentam 1,5 milhões de sistemas. Em Bangladesh, 157 milhões de habitantes, mais de 3,6 milhões de sistemas solares domésticos foram instalados.

 A energia solar nos telhados está se espalhando à medida que o custo dos painéis cai, impulsionados por incentivos para acelerar o crescimento, economias de escala na fabricação e avanços na tecnologia fotovoltaica. O financiamento inovador do usuário final, como acordos de propriedade de terceiros, tem ajudado a difundir o seu uso. No entanto, os custos associados à aquisição e instalação podem ser metade do custo de um sistema e esses não têm visto a mesma queda.
 

Em áreas conectadas à rede, os painéis podem colocar a produção de eletricidade nas mãos das famílias. Nas áreas rurais de países de baixa renda, eles podem eliminar a necessidade de redes elétricas centralizadas em larga escala e acelerar o acesso a eletricidade limpa e acessível – tornando-se uma ferramenta poderosa para eliminar a pobreza.

 * extraído do livro, Drawdown de Paul Hawken
 Fonte: https://drawdown.org/

Os comentários estão encerrados.

What'sApp